Taguatinga conta com nova Vara Cível e Protocolo Expresso

O Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, inaugurou nesta segunda-feira, 16/9, a 5ª Vara Cível do Fórum Desembargador Antônio Melo Martins, em Taguatinga. Somente no ano passado, as quatro serventias cíveis existentes registraram cerca de 10 mil novos processos. A nova Vara será comandada pelo juiz Eduardo Smidt Verona. Na mesma solenidade foram instaladas as cabines externas do Protocolo Integrado. O Fórum de Taguatinga está localizado Área Especial 23, Setor C – Norte, Av. Sandu, Taguatinga Norte.

Entre as autoridades que compareceram à cerimônia estão o Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Dácio Vieira, o juiz assistente da Corregedoria, Pedro Yung-Tay Neto, juiz e diretor substituto do Fórum de Taguatinga João Lorenço da Silva, a juíza da 2ª Vara Cível de Taguatinga, Sandra Cristina Candeira de Lira, o promotor do MPDFT, Fabiano Coelho Vieira, Presidente da OAB-DF, Francisco Caputo Neto e o titular da nova Vara, juiz Eduardo Verona.

O Presidente Otávio Augusto destacou durante a inauguração da nova Vara Cível que, ao longo de 2011, a distribuição mensal de processo em Taguatinga foi a maior de todo o Distrito Federal, portanto, há necessidade de ampliar o atendimento. “Cada uma das quatro Varas Cíveis que existiam até então trabalhavam com um acervo de nada menos que 5 mil processos” completou o Presidente.

Ao falar sobre a instalação do Protocolo Expresso, o desembargador Otávio Augusto ressaltou os benefícios que a iniciativa traz aos advogados e jurisdicionados. “O Serviço, criado pelo TJDFT em junho de 2003, trouxe economia aos usuários da Justiça e reduziu consideravelmente o atendimento nos balcões dos ofícios judiciais” esclareceu o magistrado.

Com o serviço de Protocolo Expresso, localizado no estacionamento do Fórum, os interessados poderão entregar, do interior do veículo, processos que já estejam tramitando, petições interlocutórias e documentos, que serão recebidos e encaminhados aos órgãos destinatários.

Inicialmente, o Protocolo Expresso de Taguatinga está funcionando com uma cabine e tem o suporte do Posto de Apoio Judiciário-PAJ, que mantém o atendimento de protocolo integrado já realizado no interior do Fórum. O serviço funciona das 12h às 18h e faz parte de um projeto de continuidade administrativa.

Autor: LCB

Fonte: www.tjdft.jus.br