O PERFIL DO NOVO PRESIDENTE DO TJDF

Conforme dissemos ontem, o Desembargador João de Assis Mariosi assumirá, nesta segunda-feira, a presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Mas, quem é Mariosi? Para falar do perfil do novo presidente, transcrevemos texto extraído do próprio site do TJDF, que assim define o novo presidente:

Posse acontece na próxima segunda-feira, dia 23/04

Eleitos pelo Conselho Pleno do TJDFT no dia 10 de fevereiro, os Desembargadores João de Assis Mariosi, Sérgio Bittencourt e Dácio Vieira, tomarão posse na próxima segunda-feira, 23 de abril, respectivamente, nos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor da Justiça do DF e Territórios. A solenidade terá início às 17h, na Sala de Sessões Plenárias desta Corte.

O Presidente eleito, Desembargador João de Assis Mariosi, é natural de Pouso Alegre – MG, onde se tornou bacharel em Direito e Bacharel em Filosofia, Teologia e Direito, além de possuir licenciatura em Letras, Pedagogia e Administração. É doutor em ciências sociais pela Universidad del Museo Social Argentino e Mestre em Direito Penal pela Universidade Católica de São Paulo. Ingressou no magistério em 1958, como professor de Português, Ciências e História ainda em pouso Alegre, Minas Gerais. Até 2009, seguiu ministrando aulas de Filosofia do Direito, no Curso de Direito do CEUB e de Ética e Latim Forense, na Escola Superior da Magistratura do DF. Em 1976 ingressou na magistratura, como Juiz de Direito da Comarca de Monte Azul, Minas Gerais, permanecendo até 1980, quando, tomou posse como Juiz de Direito Substituto do Distrito Federal. Desde então, atuou como Juiz de Direito na área cível, delito de trânsito e ainda como Juiz Eleitoral. Em 1994 tornou-se desembargador do TJDFT. Exerceu o cargo de Corregedor no período de 2006 a 2008, cargo que também ocupou no TRE-DF, de 2009 a 2010. Atualmente é o Presidente do TRE-DF.

O Vice-Presidente eleito, Desembargador Sérgio Bittencourt, nasceu em Araguari – Minas Gerais. Formou-se em Direito pela Faculdade de Uberlândia (MG), sendo, mais tarde, professor daquela mesma Instituição. Lecionou também na Associação de Ensino Unificado do DF (AEUDF), de 1977 a 1985. Antes de entrar para a magistratura do DF, em março de 84, ocupou os cargos de Escrevente Autorizado no Cartório do 2º Ofício (Judicial e Notas) da Comarca de Araguari e Advogado e Assessor da Superintendência e Chefe do Serviço Jurídico da TERRACAP. Atuou, ainda, como advogado particular em Araguari e em Brasília. É o atual Corregedor da Justiça do Distrito Federal.

O novo Corregedor de Justiça do DF, Desembargador Dácio Vieira, também nasceu em Araguari, Minas Gerais. Formou-se em Direito em 1967 pela Universidade de Brasília e tomou posse em maio de 1994 no cargo de Desembargador do TJDFT, em vaga destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil. É o atual Vice-Presidente do TJDFT; integrou o Conselho da Associação dos Magistrados do Distrito Federal nos anos de 1995/1996 e 1997/1998; presidiu nos anos de 1996, 2000, 2003 e 2007 a 5ª Turma Cível do TJDFT e já ocupou os cargos de Presidente e Vice Presidente do TRE-DF.